Provavelmente, a primeira edição impressa do poema foi em uma revista ligada ao grupo concretista de São Paulo. LEMINSKI, Paulo. “[poemas]”. In: Invenção: Revista de Arte de Vanguarda. São Paulo, SP: Edições Invenção, ano 3, n. 4. dez., 1964.
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GENERAL
casas pernambucanas
Comentário do pesquisador
"Originalmente publicados na 'Revista Invenção', os traços acima são feitos por um [Leminski muito jovem, com menos de vinte anos] antenado às vanguardas visuais. O texto pode ser dividido em duas metades: contrapõe maiúsculas e minúsculas. Está coadunado a um repertório de poemas que acarretam visualmente o par, seja pela oposição de estrofes (o que também vem a ser um recurso sonoro), seja pelo desenho gráfico (como visto no analisado “[entre a dívida externa]”, considerando o alinhamento à esquerda e as variações liberais da tipografia), ou ainda pelo próprio tamanho da letra. No caso da composição acima, no atrito entre a caixa alta e a caixa baixa, o contraponto entre as EMPRESAS ESTRANGEIRAS e as “casas pernambucanas”. O capital externo ocupa quase toda a imagem do poema, envolve atividades comerciais que vão do petróleo à alimentação, da indústria farmacêutica à automobilística; mais abaixo, na parte inferior do globo terrestre, na parte inferior da página, as “casas pernambucanas”, isto é, tanto as lojas de uma rede assim nomeada, quanto as moradias localizadas no estado de Pernambuco, região onde desembarca Descartes, no 'Catatau' [além de estar tudo acima do termo "GENERAL", capaz de remeter à política econômica dos Anos de Chumbo]". (Conferir: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B8HGC6/1/rafael_fava_bel_zio_tese.pdf. Colchetes nossos.)
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— Financiamento e realização
Projeto de pesquisa que visa criar um repositório de poemas brasileiros que retrate a vida no país durante a ditadura militar, contando com pesquisadores de várias instituições e estados, aberto à colaboração de leitores e estudiosos para sugerir poemas a integrar o levantamento
Comentário do pesquisador
"Originalmente publicados na 'Revista Invenção', os traços acima são feitos por um [Leminski muito jovem, com menos de vinte anos] antenado às vanguardas visuais. O texto pode ser dividido em duas metades: contrapõe maiúsculas e minúsculas. Está coadunado a um repertório de poemas que acarretam visualmente o par, seja pela oposição de estrofes (o que também vem a ser um recurso sonoro), seja pelo desenho gráfico (como visto no analisado “[entre a dívida externa]”, considerando o alinhamento à esquerda e as variações liberais da tipografia), ou ainda pelo próprio tamanho da letra. No caso da composição acima, no atrito entre a caixa alta e a caixa baixa, o contraponto entre as EMPRESAS ESTRANGEIRAS e as “casas pernambucanas”. O capital externo ocupa quase toda a imagem do poema, envolve atividades comerciais que vão do petróleo à alimentação, da indústria farmacêutica à automobilística; mais abaixo, na parte inferior do globo terrestre, na parte inferior da página, as “casas pernambucanas”, isto é, tanto as lojas de uma rede assim nomeada, quanto as moradias localizadas no estado de Pernambuco, região onde desembarca Descartes, no 'Catatau' [além de estar tudo acima do termo "GENERAL", capaz de remeter à política econômica dos Anos de Chumbo]". (Conferir: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B8HGC6/1/rafael_fava_bel_zio_tese.pdf. Colchetes nossos.)