Poema escrito em Independência no dia 5/10/70 e publicado na seção “Diário de Campo” da “Poesia Completa” do autor. De acordo com Cláudia Cordeiro, organizadora do volume, o compilado – até então inédito – é composto por poemas escritos entre os anos de 1979 a 1982, com temática relativa às atividades de sociólogo exercidas pelo autor. Alguns poemas dessa seção foram selecionados para compor o Memorial Poético dos Anos de Chumbo na medida em que abordam temáticas relativas à vida durante o regime militar, tais como desigualdade social, o conflito da figura do intelectual diante dela, questões ambientais decorrentes do afrouxamento das leis e/ou a questão da propriedade de terras (e a – até hoje ainda não realizada – reforma agrária).
Além dos nomes acima muitas outras pessoas colaboraram com o projeto. Para uma lista mais completa de agradecimentos, confira a página Sobre o projeto.
O MPAC é um projeto de caráter científico, educativo e cultural, sem fins lucrativos. É vedada a reprodução parcial ou integral dos conteúdos da página para objetivos comerciais. Caso algum titular ou representante legal dos direitos autorais de obras aqui reproduzidas desejem, por qualquer razão e em qualquer momento, excluir algum poema da página, pedimos que entrem em contato com a nossa equipe. A demanda será solucionada o mais rapidamente possível.
— Financiamento e realização
Projeto de pesquisa que visa criar um repositório de poemas brasileiros que retrate a vida no país durante a ditadura militar, contando com pesquisadores de várias instituições e estados, aberto à colaboração de leitores e estudiosos para sugerir poemas a integrar o levantamento