Cavalo-marinho . cavalo

Zulmira Ribeiro Tavares

Cavalo-marinho . cavalo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Política em formato-capricho

de cavalo-marinho

Controvérsia mínima, contorsão

em S, crespo

orgulho

de coincidir três reinos:

1.º —— o do mar que se percorre: pasto

2.º —— o do mar que se retira: aquário

3.º —— o do animal que se monta: cavalo.

 

Inusitado arrepio

perpassa:

a câmara

o senado

 

Um crustáceo mole-mente mo-

vimenta os bigodes

na função de antenas:

 

  —— quem passou?

  —— quem se deteve?

 

Ela.

Bem-vinda seja

senhorinha Mil-Adornos

objeto tão útil quanto múltiplo,

ponto de interseção e encontro

único, para erradias mãos

a sua

fiiiiiníssima Cintura.

O Congresso refluindo em prazo

de maré vazante descobre-as

nuas

mãos sobre os arquivos, as escrivaninhas, os bancos

a comissura dos lábios-leve-

mente úmidos: brânquias,

aos bandos

abandonam o Salão Nobre em longo

encaminhamento de túnel,

 

Para

em círculos cada vez mais rápidos

baixarem flectidas:

garridas garras encravando-se

 

Pluft!

Nhoc!

Oh!

 

Tanto empenho ei-la dividida em dois

primeiros números: para cima, o busto

para baixo, as ancas

 

  em dois

espaços   números: para cima, o impulso

para baixo, o tranco

 

   em dois

estágios  números: para cima, o argüível

para baixo, o orgástico

 

em três, em quatro, em

quadros números-números

multiplica-se, milimetrifica-se

prolífero-infecciona-se.

 

Até mais quando senhorinha Mil-Adornos

Dois-Mil-e-Mais

       N

Vezes Usos

 

dos quais resultam

três grandes outros grupos:

três reinos de arabesco e sinonímia:

burocracia

brinquinharia

milionocracia

 

(engenhos engenhos engenhos do homem)

 

Parágrafo —— Pausa

Reinício e volta mais lenta

ao curso do poema.

 

Travessão: —— mais rápida.

 

Os coronéis? jogam dados.

Os intelectuais? se escaldam.

 

Eu escrevinhadora registro

numa escritura de minúscula

inscrição de escâmula

 

(ou muitíssimo: eficiente

         ou já: putrefaciente)

 

tudo;

visto, ouvido

ou pressentido

no con-

   torcido corpo

do cavalo preso

atrás do vidro.

 

O povo? não me atrevo

Sei que míngua feito lesma

 

Mas sei também que se desmancham

nos discursos as maiúsculas: jóias

de contorno em S sempre: O.S:

Salvação de Salvamento

Solene de Sonolento

Suspiro de Suspiran-tíssimo

Sepulcro de Sapienti-ubérrimo

 

O cuspo sobre.

 

A nódoa aumenta.

Primária forma boreal:

  anêmona.

 

O cuspo contra:

o vidro quebra-se.

Água passando a marinho campo: mar crescendo;

cavalo desenvolvendo: pernas.

 

 

Você também pode se interessar por

— Colofão

Coordenação

Marcelo Ferraz (UFG/CNPq)

Nelson Martinelli Filho (IFES/UFES/CNPq)

Wilberth Salgueiro (UFES/CNPq)

Bolsistas de apoio técnico (FAPES)

Juliana Celestino

Valéria Goldner Anchesqui

Bolsistas de pós-doutorado (CNPq)

Camila Hespanhol Peruchi

Rafael Fava Belúzio

Pesquisadores/as vinculados/as

Abílio Pacheco de Souza (UNIFESSPA)

Ana Clara Magalhães (UnB)

Cleidson Frisso Braz (Doutorando UFES)

Cristiano Augusto da Silva (UESC)

Diana Junkes (UFSCar)

Fabíola Padilha (UFES)

Francielle Villaça (Mestranda UFES)

Henrique Marques Samyn (UERJ)

Marcelo Paiva de Souza (UFPR/CNPq)

Mariane Tavares (Pós-doutoranda UFES)

Patrícia Marcondes de Barros (UEL)

Susana Souto Silva (UFAL)

Weverson Dadalto (IFES)

Além dos nomes acima muitas outras pessoas colaboraram com o projeto. Para uma lista mais completa de agradecimentos, confira a página Sobre o projeto.

O MPAC é um projeto de caráter científico, educativo e cultural, sem fins lucrativos. É vedada a reprodução parcial ou integral dos conteúdos da página para objetivos comerciais. Caso algum titular ou representante legal dos direitos autorais de obras aqui reproduzidas desejem, por qualquer razão e em qualquer momento, excluir algum poema da página, pedimos que entrem em contato com a nossa equipe. A demanda será solucionada o mais rapidamente possível.

— Financiamento e realização

© 2025 Todos os direitos reservados