Envie um poema

A equipe do projeto vem, desde o início de 2023, realizando uma busca sistemática em livros de poesia publicados pelas principais vozes poéticas atuantes durante a ditadura militar (1964-1985). Para evitar duplicações ou trabalho desnecessário, a colaboração submetida neste espaço deve priorizar textos de acesso relativamente difícil, como poemas restritos a espólios, publicados em periódicos ou livros de pequena tiragem e circulação regional.

Além de terem sido escritos durante a ditadura, os poemas que interessam ao levantamento relacionam-se, ainda que de modo pontual, a algum dos eixos a seguir:

1. Repressão

Poemas que mencionem tortura, exílio, prisão, censura, desaparecimento, clandestinidade.

2. Resistência

Poemas que mencionem passeatas, atos públicos, movimentos armados nas cidades e no campo, convocações à luta, homenagens a militantes.

3. Cotidiano

Poemas que abordem a sensação de sufocamento no país, o medo, a impotência, sátiras ao discurso ufanista e ao projeto tecnocrata do regime, crise/euforia econômica.

Toda contribuição é muito bem vinda, mas ressaltamos que o cadastro do poema no site não garante a sua publicação automática no repositório, pois todas as obras enviadas passarão por análise prévia da equipe para avaliar se atendem aos critérios cronológicos (ter sido escrita entre 1964 e 1985) e temáticos do projeto.

Insira abaixo os dados da obra

Conta
Geral
Caso o poema não tenha título, indicar, entre colchetes, o primeiro verso. Não incluir aspas. Utilizar caixa alta somente na letra inicial e/ou quando elas assumirem algum efeito expressivo.
Informe a página na qual o poema pode ser encontrado na edição consultada. O preenchimento deste campo é obrigatório caso a fonte seja paginada. Se não for possível determinar a paginação do poema, deixe o campo em branco.
Nome do/a autor/a tal como presente na edição consultada. Em caso de publicação com pseudônimo, codinome, heterônimo, autoria anônima, duvidosa ou coletiva, detalhar mais abaixo no campo de Comentários Adicionais.
Fontes
Caso a edição consultada não tenha sido a edição original, escreva neste campo informações que você tenha a respeito da primeira publicação contendo o poema, como referência bibliográfica, por exemplo.
Texto do poema
Preferencialmente deve ser enviada foto ou PDF das páginas referentes ao poema. Formatos de arquivo aceitos: .jpeg, .gif, .png, .bmp, .tiff, .webp e .pdf.
Caso prefira digitar ou transcrever o texto no campo abaixo, solicitamos especial atenção para a marcação adequada dos recuos dos versos e revisão cuidadosa do material.
Digite no campo abaixo quaisquer informações contextuais sobre o poema que possam ajudar os usuários do repositório a entendê-lo melhor e apreciá-lo mais completamente.
Classificação
Se o poema pertencer a algum ‘subgênero’ não listado, escolha a opção ‘Outro’ e o indique no campo de Comentários Adicionais. Caso o poema não se vincule claramente a nenhum ‘subgênero’, escolha a opção ‘Não se aplica’.
Indicar na lista abaixo palavras que abarcam o(s) aspecto(s) principal(is) do poema, sobretudo aquelas que não aparecem no título mas podem contribuir para que a obra seja encontrada no sistema de buscas do repositório.
Comentários adicionais
Utilize este campo para incluir informações técnicas, contextuais e/ou bibliográficas que julgar importantes para a compreensão do poema e para a fixação do texto pela equipe do projeto.
Responsável pelo envio
Nome completo do pesquisador ou colaborador responsável pelo envio deste poema. O preenchiemento deste campo é obrigatório caso a submissão seja feita sem que o pesquisador ou colaborador esteja logado no site para que seja possível estabelecer contato em caso de dúvidas.
E-mail do pesquisador ou colaborador responsável pelo envio deste poema. O preenchimento deste campo é obrigatório caso a submissão seja feita sem que o pesquisador ou colaborador esteja logado no site e será a forma prioritária de contato para o envio dos agradecimentos, certificação e eventuais esclarecimentos que se mostrem necessários durante o processo de fixação do texto.

    — Colofão

    Coordenação

    Marcelo Ferraz (UFG/CNPq)

    Nelson Martinelli Filho (IFES/UFES/CNPq)

    Wilberth Salgueiro (UFES/CNPq)

    Bolsistas de apoio técnico (FAPES)

    Juliana Celestino

    Valéria Goldner Anchesqui

    Bolsistas de pós-doutorado (CNPq)

    Camila Hespanhol Peruchi

    Rafael Fava Belúzio

    Pesquisadores/as vinculados/as

    Abílio Pacheco de Souza (UNIFESSPA)

    Ana Clara Magalhães (UnB)

    Cleidson Frisso Braz (Doutorando UFES)

    Cristiano Augusto da Silva (UESC)

    Diana Junkes (UFSCar)

    Fabíola Padilha (UFES)

    Francielle Villaça (Mestranda UFES)

    Henrique Marques Samyn (UERJ)

    Marcelo Paiva de Souza (UFPR/CNPq)

    Mariane Tavares (Pós-doutoranda UFES)

    Patrícia Marcondes de Barros (UEL)

    Susana Souto Silva (UFAL)

    Weverson Dadalto (IFES)

    Além dos nomes acima muitas outras pessoas colaboraram com o projeto. Para uma lista mais completa de agradecimentos, confira a página Sobre o projeto.

    O MPAC é um projeto de caráter científico, educativo e cultural, sem fins lucrativos. É vedada a reprodução parcial ou integral dos conteúdos da página para objetivos comerciais. Caso algum titular ou representante legal dos direitos autorais de obras aqui reproduzidas desejem, por qualquer razão e em qualquer momento, excluir algum poema da página, pedimos que entrem em contato com a nossa equipe. A demanda será solucionada o mais rapidamente possível.

    — Financiamento e realização

    © 2025 Todos os direitos reservados